sexta-feira, 17 de junho de 2011

Preocupação de Mãe!

Mas que semana! Há muito tempo que não tinha uma semana "tão longa"...
As minhas rotinas semanais são sempre as mesmas, mas esta semana foi particularmente mais difícil por estar sozinha com os 2 bebés, e para ajudar a Madalena não queria ir para a "escolinha".

As minhas filhas nunca tiveram problemas de adaptação e muito menos a Madalena, que sempre ficou muito bem, sem qualquer tipo de birra.

A Madalena é uma criança muito sociável, embora reservada numa fase inicial, muito cheia de vida, brincalhona, risonha, carinhosa, um verdadeiro doce.

A verdade é que nesta semana os seus comportamentos andam muito alterados. Daí eu estar preocupada!!!

É claro que surge várias hipóteses:
- Será adaptação??? risos... no final do ano lectivo??? não me parece!!
- Cansaço nesta recta final antes das férias??? A Madalena não se levanta muito cedo (8h45), não passa muito tempo no infantário (9h30-16h00), sempre que posso fazemos umas mini-férias... também não me parece resposta para este tipo de comportamento!!!!

O meu coração de "mãe" pensa que foi algo que se passou e a Madalena não gostou!

A Madalena tem alguns medos, como qualquer criança com 2 anos. Por exemplo: "Animais", se tiverem longe, presos, detrás de um vidro, é capaz de brincar, rir e não tem medo, mas se os animais estiverem perto dela ela não gosta e na semana passada houve um "show" com papagaios na escola, pode ter sido essa a razão. Mas também pelos comentários que a Madalena faz pode ter sido outra coisa!
Ela tem  medo de se magoar e de fazer "doi-doi", e sei que houve um dos "coleguinhas" da sala que fechou a porta e trincou os dedos de outro colega! Também pode ser...
Mas isto são só suposições... Pode até nem ser nada... Ou ter sido outra coisa qualquer...
Houve uma noite desta semana que a Madalena teve pesadelos e só dizia: "não quero, não gosto da sopa da escola"... Será que alguém a obrigou a comer???? espero bem que não!!!
Mas não é só isto...
Para além de todas as manhãs ela agarrar-se ao meu pescoço e implorar que não quer sair de casa para ir para a escola, e de eu chegar à escola e ela não querer sair do carro, também está com uns comportamentos diferentes, atrevo-me mesmo a classifica-los como estranhos.
Na 4ª feira estava a fazer jantar e a Madalena abriu uma das gavetas da cozinha, tirou uma espátula, foi atrás da Margarida e dizia assim: "Margarida levas "tatao" se não comeres a sopa"! Fiquei horrorizada ao ver a minha filha com a espátula na mão para bater na irmã se a irmã não comesse... Nós que em casa nunca obrigamos as nossas filhas a comer, graças a deus sempre comeram bem e quando não querem ou não lhes apetece algo, nem ligo pois sei que na refeição seguinte vão comer bem!
Na escola dizem que não se passou nada, e que provavelmente é o cansaço do final do ano, e que é preciso ter em conta que nesta idade as crianças dão "largas à imaginação"...
Vamos esperar que seja mesmo isto...

Embora a minha intuição de mãe diz me que tenho de ficar atenta!!! A Madalena é uma criança muito perspicaz e com uma memória de "elefante" e tenho quase 100% de certeza que existe um motivo para ela estar a agir desta maneira...

Intuição de Mãe!!!

p.s.: se continuar assim, levo-a a um psicólogo pode ser que ele consiga descobrir o que se passa...

Sem comentários:

Enviar um comentário