terça-feira, 16 de setembro de 2014

1º Ano, uma Nova Etapa

Sendo Mãe de 3 filhos, há muitas situações que encaro como um "déjà vu". 

Mas desta vez é diferente, pois é uma nova Etapa para mim como mãe. É a Entrada da Madalena para o 1º ciclo. 

Não estou minimamente ansiosa ou preocupada se está preparada ou não. É uma etapa da vida, como tantas outras que já passamos e se Deus quiser outras tantas hão-de-vir. 

Mas ultimamente tenho ouvida tanta barbaridade: 

- "Oh Madalena agora a escola é a sério!"

- "Estás preparada para o que aí vem?"

- "Agora acabou o tempo para brincar, vais ter TPC e os teus irmãos vão brincar sozinhos."

- "Não vai ser pêra doce. E a tua mãe com três filhos pouco vai poder ajudar."

- "Vais ter tempo para Patinar, fazer ballet e tocar piano?" 

Enfim... Entre tantos outros (mas estes conseguiram estar no TOP 5).

É claro que se eu recuar no tempo também me lembro de frases muito simpáticas quando estava grávida, quando ela nasceu, quando engravidei da irmã, acerca do facto de terem 14 meses de diferença, quando fiquei grávida do terceiro, (...) Realmente às vezes mais valia as pessoas ficarem caladas. 

Mas sim, é a entrada para o 1º Ano, é uma nova Etapa, mas o mais importante é que é mais uma Etapa de Desenvolvimento que a minha menina está a ter. 

Por isso tenho a certeza que vai correr bem como todas as outras e que a Madalena vai superar com distinção como tem feito em todas as outras. 

E julgo que nós pais temos o dever de os ajudar da mesma forma que os ajudamos nas etapas anteriores. 

E em resposta ao meu TOP 5 anterior: 

1. As crianças adaptam-se mais rapidamente a novas situações quando comparadas com os adultos; 

2. A passagem para o 1º ano neste caso específico não implicará adaptação a nova escola ou colegas, pois esta etapa como as anteriores foi preparada de forma gradual e a pré foi feita no mesmo colégio onde será feito o 1º ciclo ;

3. A escola cá em casa nunca foi vista como um sítio "mau", muito pelo contrário é a 2ª casa, é onde se fazem amizades e onde aprendemos coisas novas. Este será um ano especial, pois vai aprender a ler, e assim poderá ler os seus livros que tanto adora. 

4. Nunca deixarei que o estatuto de aluno se sobreponha ao de criança, neste  caso ao de uma criança de 5 anos que tem que ter tempo para as suas brincadeiras. 

5. Com uma boa gestão, haverá tempo de sobra para os TPCs, para as actividades desportivas/ culturais e para brincar com os manos.

6. Enquanto a Madalena tiver motivação para as actividades que ela gosta, nós pais faremos todos os esforços necessários para que ela as possa manter. 

Por isso... 

Que venha o 1º ciclo e um Bom Regresso às Aulas a todos os alunos :) 




Sem comentários:

Enviar um comentário