quinta-feira, 11 de junho de 2015

Peso e Gravidez

A pedido de uma leitora, hoje vou falar-vos de controlo de peso após gravidez. 

Nunca me considerei Magra, sempre fui atleta, mas na adolescência e mesmo na altura de faculdade tive momentos em que fui mais gordinha, fiz (como toda a gente) alguma dietas malucas, mas aprendi que se quisermos mesmo perder peso temos que alterar principalmente a nossa mentalidade. 

Já cheguei a fazer dietas em que eliminava as massas, o pão, os açucares, enfim... 

Não vou esconder que perdia peso, mas quando voltava a comer normal, ficava igual ao pior e recuperava rapidamente o peso que tinha perdido. 

Então aprendi que: 

- temos de comer um pouco de tudo e de forma racional,
- não podemos saltar refeições, principalmente o pequeno almoço,
- jantar o mais cedo possível,
- não ficar muitas horas sem comer,
- se me apetecer um chocolate como, pois sei que se não comer um, mais dia menos dia vou devorar uma caixa inteira. 
(...)

Quando engravidei fiquei um pouco preocupada se ia voltar a ter o meu peso normal: 

1º filho: antes do parto +16kg


2º filho: - antes do parto + 11 kg


3º filho: - antes do parto +19 Kg



E para ajudar ainda ouvimos certas frases simpáticas: 

- "depois dos 30 anos é bem mais dificil recuperar o peso, o nosso metabolismo é mais lento";
- "recuperar a silhueta depois de uma cesariana não é pêra doce"

Enfim... 

Mas, acho que depende muito do nosso espírito e falo com conhecimento de causa, fui mãe aos 29,30 e 32 anos. Tive 2 filhos de parto normal e o último de cesariana. 

Fiz ginástica pós parto? Não 

Fiz dieta? Não 

Sou magra? 
Também acho que não, sou normal como indica o meu Indice de Massa Corporal. 

Gosto do meu corpo? 
SIM 

E o que fiz para voltar à minha forma após a gravidez?

1. Comecei por definir objectivos: 
- não comprar roupa acima do meu número antes de estar grávida
- manter uma alimentação o mais saudável possível, comendo de tudo, mas eliminando o que não faz falta: sumos, sobremesas, pão só ao pequeno almoço. 
- e principalmente não me preocupar com os números da balança. 


* 5 meses após o Nascimento da Madalena: 


* 6 meses após o nascimento da Margarida: 



* 3 meses após o nascimento do Sebastião: 



Mais uma vez repito que o importante é sentirmo-nos bem e definirmos objectivos realistas. 

Aos poucos iremos alcançar, o mais importante é sentirmo-nos bem e não levar à letra os números que a balança nos dá. 

Outro conselho é não comparem o peso com outra amigas, pois os seus 57 kg podem ser diferentes dos 55 ou até 53 kg de outra mulher. 






Sem comentários:

Enviar um comentário